parallax background

Dehonianos no Mundo!

Onde Estamos


Levando o Coração de Cristo ao coração do mundo!


A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (SCJ), nasceu na cidade de Saint Quentin, França, em 28 de Junho de 1978. Fundada pelo Venerável Pe. João Leão Dehon, conheceu fecundo desenvolvimento, desde a sua origem. A Congregação possui mais de 40 entidades: Províncias, regiões e distritos. Hoje conta com mais de 2300 religiosos. Nós estamos presentes em quatro continentes – somos padres e irmãos – espalhados por mais de 42 países, com sede geral localizada em Roma. No Brasil os filhos espirituais de Pe. Dehon, os “Dehonianos”, cerca de 400 religiosos, estão distribuídos em três províncias: Brasil Meridional (BRM), Brasil Recife (BRE), Brasil São Paulo (BSP) e seus respectivos Distrito Brasil São Luís (BSL) e Distrito Brasil Mato Grosso (BMT). Presentes em 17 estados brasileiros, os dehonianos são conhecidos pela atuação nos meios de comunicação social, no ensino, em paróquias e em obras sociais, sempre na disponibilidade de serviço à Igreja.


Dehonianos no Mundo!


Na Europa: Inglaterra, Escócia, Irlanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Polônia, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Eslováquia, Bielorrússia, Ucrânia, Maldávia, Albânia, Croácia, Alemanha, Áustria.

Na Ásia: Filipinas, Índia, Vietnã, China, Indonésia.

Na África: Camarões, Congo, África do Sul, Moçambique, Madagascar, Angola, Chade.

Na América do Norte: Canadá; Estados Unidos, Mexico.

Na América do Sul: Venezuela, Equador, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia.


Província BRE - Brasil Recife


Os primeiros Dehonianos chegaram ao Brasil em 1893 a convite do industrial brasileiro Carlos Alberto Menezes, que desejava implementar na sua grande fábrica têxtil o modelo de pastoral seguido por Leão Harmel, industrial francês muito amigo do Padre Dehon. Carlos Alberto Menezes foi à França e fez a proposta ao Padre Dehon, que aceitaram prontamente o desafio. Desde então, os Dehonianos deram vida a numerosas obras sociais, escolas, um círculo operário católico e uma cooperativa que foi a primeira do gênero na América Latina.

A partir de 1920 foram enviados para o Brasil muitos missionários Dehonianos holandeses, que fundaram paróquias, escolas, seminários e também uma revista de formação cristã. Em 1938 foi criada a Província do Brasil do Norte, que recentemente tomou o nome de Brasil-Recife (BRE).

A BRE é formada por mais de 47 membros. A missão consiste na vivência do carisma Dehoniano no trabalho paroquial (12 paróquias), na formação de sacerdotes e religiosos, dois seminários (Seminário Propedêutico – João Pessoa/PB e Seminário de Filosofia em Paulista/PE), pelo ensino da Teologia, no apostolado social e na educação, tendo em vista os ideais do nosso pai fundador.


Província BSP - Brasil São Paulo


A Província Brasil São Paulo nasceu em 2003, quando a Província Brasil Central foi dividida em duas: a Província Brasil Meridinal (BRM) e a Província Brasil São Paulo (BSP). Porém as origens são comuns e remontam a 1903 com a chegada de dois padres alemães a Florianópolis (Santa Catarina) para dar assistência religiosa as famílias alemãs emigrantes no Brasil. Quando o Padre Dehon visitou o Brasil, em 1906, eram já 12 os missionários Dehonianos aí presentes. O desenvolvimento desta Província foi verdadeiramente extraordinário, ao ponto de se tornar a mais numerosa da Congregação. Os primeiros anos da história, além do trabalho de formação nos seminários de Taubaté, Brusque e Corupá, foram também marcados pelo trabalho de evangelização em vastas zonas paroquiais.

Atualmente a Província BSP conta com mais de 225 membros. As principais atividades pastorais são: paróquias, ensino universitário, pastoral social, meios de comunicação social (revistas, mídias sociais, televisão). A Província está também empenhada da Faculdade Dehoniana de Taubaté. Esta Faculdade, credenciada em 2001, oferece um Ensino Superior de qualidade reconhecida nas áreas da Teologia, Filosofia, Administração e cursos de extensão em diversas áreas de ensino.


Província BRM - Brasil Meridional


A 12 de agosto de 2003, da antiga Província Brasil Central, criada em 1934, nasceu as Províncias Brasil São Paulo e Brasil Meridional. São como duas irmãs gêmeas que caminharam juntas e agora formam duas entidades da Congregação.

A Província BRM conta com 128 religiosos que se dedicam à pastoral paroquial, à educação, ao ensino universitário, à presença muito ativa nos meios de comunicação social e à formação. Possuem uma Escola de Marketing e Negócios (ESIC), em Curitiba, fundada em parceria com a Província da Espanha.


Distrito BSL - Brasil São Luís


A missão no Maranhão foi aceite a pedido da Santa Sé, através da Nunciatura Apostólica. Os primeiros missionários chegaram ao Maranhão a 18 de novembro de 1968. Inicialmente foram confiadas à Congregação três paróquias no Maranhão. Outras paróquias foram assumidas posteriormente.

Em 18 de novembro de 1991 foi criada a Região do Maranhão, com sede em S. Luís, dependente da Província do Brasil do Sul. A 1 outubro de 2005, tendo em conta as novas orientações da Congregação, a missão do Maranhão passou a Distrito, que hoje tem dez paróquias a seu cuidado. Possui 31 religiosos e duas casas de formação: Seminário Propedêutico - Centro Vocacional Dehoniano e Seminário de Filosofia - Casa Sagrado Coração.


Distrito BMT - Brasil Mato Grosso


O distrito do Mato Grosso foi erigido canonicamente dependente da Província Brasil São Paulo, com data de 19 de março de 2021. O novo distrito do Mato Grosso compreende o território e todas as obras religiosas SCJ e conta com nove paróquias e dois seminários (Seminário menor: Padre Dingler - Lucas do Rio Verde e Seminário de Filosofia: Padre Dehon -Várzea Grande) no MT.

A história da Missão SCJ no Brasil pode ser vista como uma “missão de esperança”. Isto porque o que alimentou o sonho de Padre Dehon e de nossos pioneiros foi a esperança de ver instaurado na terra brasileira o Reino do Coração de Jesus.

parallax background

Caminho PodCast


Acompanhe o nosso PodCast. Um bate papo bem legal sobre diversos temas da vida da Igreja e sobre a importnicia de pensar bem a vocação.